Síndrome do Pânico

O que é

A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é uma enfermidade caracterizada por inesperadas crises de ansiedade, medo e desespero. O paciente sente-se completamente bem mas, em questão de segundos, é tomado por sensações de boca seca, taquicardia, tremores, falta de ar, tonturas. Por vezes, estes sintomas são acompanhados da sensação que algo trágico pode acontecer, como morte súbita ou enlouquecimento.

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, útil em diversas questões. Por exemplo, a ansiedade para a prova toma conta do estudante, e faz com que ele estude com mais afinco, obtendo melhor desempenho. Porém, quando ela torna-se exacerbada, deixando de ser útil e causando sofrimento, ela torna-se patológica. O transtorno do pânico é uma das formas de manifestação da ansiedade patológica.

Consequências

Não ser possível prever quando será o surgimento de nova crise gera ansiedade antecipatória. O paciente fica preocupado com o fato de que os sintomas possam aparecer em locais sem saída nem ajuda, como dentro de elevadores, aviões, ou em aglomerações de pessoas. Passando a evitar estes lugares, o paciente desenvolve a agorafobia, o medo de ter medo. E a antecipação do mal estar da ansiedade patológica é tamanha que pode originar um episódio de pânico. No agravamento do quadro, o paciente não consegue sair de casa sozinho.

A longo prazo, 60% dos pacientes com pânico manifestam depressão, e 12% tentam o suicídio.

Tratamento com Hipnose

É necessário analisar ocorrência de distúrbios cardiovasculares e endócrinos. O hipertireoidismo, por exemplo, pode provocar sintomas muito parecidos com os das crises de pânico. Afastadas essas possibilidades, é possível firmar o diagnóstico clínico do transtorno de pânico.

O tratamento atualmente mais recomendado para transtornos de ansiedade é a combinação de medicamentos com terapia, sendo que para tal a hipnose possui resultados mais eficazes. Conforme pesquisa do psicólogo americano Alfred A. Barrios, PhD, publicada pela American Health Magazine, a psicanálise tem 38% de casos resolvidos em 600 sessões; a terapia comportamental tem 72% de casos resolvidos em 22 sessões; enquanto a hipnoterapia tem 93% dos casos resolvidos em 6 sessões.

Marcação de consultas

Síndrome do Pânico

A Hipnose é regulamentada pelos Conselhos Federais de Medicina, Psicologia e Fisioterapia, sendo mundialmente reconhecida como ciência.

A Hipnose pode ser utilizada para controle da ansiedade, inclusive a patológica, eliminando episódios de síndrome do pânico e outros transtornos provocados pela ansiedade.

Você também pode aprender Hipnose, e atuar como um Hipnoterapeuta de sucesso. Nenhum conhecimento prévio requerido.

Na Formação em Hipnose da Academia da Hipnose, você estará capacitado para ser um hipnólogo de sucesso em apenas 8 dias de curso.